Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-02-08 às 18h02

Programa Comércio Digital vai apoiar o setor do comércio no domínio digital

Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, no lançamento do programa Comércio Digital, Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital, Leiria, 8 fevereiro 2019
O lançamento do programa Comércio Digital – Qualificar o Comércio e os Serviços para a Economia Digital, foi lançado em Leiria com a presença do Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

O programa Comércio Digital é uma iniciativa da Associação da Economia Digital e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, apoiada pela área de Governo da Economia.

O Ministro referiu que «apostar na inovação significa acompanhar o ritmo vertiginoso do progresso tecnológico, contribuindo para que os modelos de negócio das empresas portuguesas se adaptem aos fenómenos emergentes», tendo sublinhado que o programa Comércio Digital pode ajudar ao cumprimento deste objetivo.

Numa primeira fase, haverá lugar à disponibilização de 50 000 vouchers gratuitos dirigidos a microempresas e PME do comércio e serviços, os quais se consubstanciam na oferta de ferramentas como um website, um endereço de email e um domínio .pt gratuito por um ano.

A segunda medida do Comércio Digital prende-se com a realização de um roadshow nacional em 150 locais, no qual serão ministrados workshops digitais vocacionados para os empresários.

A incorporação de tecnologia nos modelos de negócio, bem como a desmaterialização dos processos com clientes e fornecedores através das tecnologias de informação e comunicação correspondem aos objetivos de política sectorial do Governo, na medida em que representam uma aposta objetiva na inovação. 

Esta aposta poderá resultar num aumento do investimento por parte dos empresários e na procura da aquisição de competências, nomeadamente no domínio digital.