Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-23 às 18h24

Produção de azeite aumenta 80% em 2017

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, anunciou que a produção de azeite atingiu, em 2017, as 125 mil toneladas, um aumento de cerca de 80% em relação a 2016. As exportações de azeite registaram, no final de 2017, um valor global de 496 milhões de euros.

Luis Vieira, que se reuniu com olivicultores na Cooperativa de Valpaços, sublinhou o «desenvolvimento exemplar da olivicultura», setor que na última década viu a produção quadruplicar e as exportações triplicarem.

O Secretário de Estado destacou «termos passado de uma situação deficitária no setor do azeite para um país exportador com um superávite de 150 milhões de euros». Na última década, o crescimento do preço médio, por quilo, das exportações registou um aumento de 35%. 

«Esta dinâmica teve um impacto significativo na valorização da produção olivícola e traduziu-se num aumento real dos rendimentos dos olivicultores, como ocorreu na região de Trás-os-Montes», afirmou Luis Vieira, destacando o facto de a região ser a segunda maior produtora de azeite em Portugal, dispondo de «diferentes variedades regionais que permitem uma diferenciação da oferta de azeite, de reconhecida qualidade no mercado nacional e internacional».

O Secretário de Estado disse também que «esta performance notável deve-se ao investimento qualificado que tem vindo a ser feito em lagares de azeite de alta tecnologia, à expansão da área de olival de regadio e a uma aposta sustentada no conhecimento e nas novas tecnologias originando um azeite de qualidade diferenciada». 

Luís Vieira referiu que o Governo quer «diversificar os destinos da exportação de azeite» e desafiou os produtores a «explorar novas geografias e a continuar o percurso de investimento e inovação». 

«Assumimos o compromisso de continuar a trabalhar intensamente para abrir novos mercados e levar o azeite português a outros destinos, já que 80% das exportações de azeite têm como destino Espanha e Brasil», acrescentou ainda.