Notícias
A Secretária de Estado do Turismo, Ana
Mendes Godinho, afirmou que «a preocupação é de continuar a fidelizar mercado
britânico, que foi o principal mercado em 2016, em termos de dormidas e de
número de hóspedes» e «este ano continua no primeiro lugar nos vários
indicadores: dormidas, hóspedes e receitas».
Estas declarações foram feitas à agência
Lusa após uma visita ao «World Travel Market», uma das principais feiras
profissionais de turismo, que decorre até 8 de novembro em Londres, no Reino
Unido.
Ana Mendes Godinho acrescentou que o País
não sentiu ainda os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit)
na procura pelo turismo: «Acelerou o crescimento de receitas, os turistas
britânicos estão a gastar mais, o que é um bom sinal».
Dados
oficiais estatísticos de janeiro a agosto de 2017 demonstram um crescimento de
13,6% do montante gasto por turistas britânicos, enquanto o aumento do número
de hóspedes foi de 4,4% e o aumento de dormidas foi de 3,4% face ao mesmo
período de 2016.
Valorizar tipos diversos de
turismo
A Secretária de Estado vai também
reunir-se com representantes de companhias aéreas e promotores turísticos para
programar a atividade e ações a desenvolver em 2018.
Ana
Mendes Godinho disse que a realização das convenções anuais de três
organizações de operadores em Portugal perspetiva um efeito positivo no setor:
«Já conseguimos ter casos comparados que mostram o impacto positivo destas
ações».
«Crescer em valor é a grande
prioridade. Não nos interessa mostrar aquilo que já é conhecido, temos focado
muito no turismo de natureza, turismo ativo, cultural, de património,
gastronomia e vinhos, além do golfe, enquanto produto ‘off season’», concluiu.
O
Turismo de Portugal participa com a sua maior representação de sempre no «World
Travel Market», com mais de 80 empresas e todas as regiões de turismo do País.
Modal galeria