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2017-11-06 às 15h30

Prioridade no turismo é «continuar a fidelizar o mercado britânico»

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que «a preocupação é de continuar a fidelizar mercado britânico, que foi o principal mercado em 2016, em termos de dormidas e de número de hóspedes» e «este ano continua no primeiro lugar nos vários indicadores: dormidas, hóspedes e receitas».

Estas declarações foram feitas à agência Lusa após uma visita ao «World Travel Market», uma das principais feiras profissionais de turismo, que decorre até 8 de novembro em Londres, no Reino Unido.

Ana Mendes Godinho acrescentou que o País não sentiu ainda os efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) na procura pelo turismo: «Acelerou o crescimento de receitas, os turistas britânicos estão a gastar mais, o que é um bom sinal».

Dados oficiais estatísticos de janeiro a agosto de 2017 demonstram um crescimento de 13,6% do montante gasto por turistas britânicos, enquanto o aumento do número de hóspedes foi de 4,4% e o aumento de dormidas foi de 3,4% face ao mesmo período de 2016.

Valorizar tipos diversos de turismo

A Secretária de Estado vai também reunir-se com representantes de companhias aéreas e promotores turísticos para programar a atividade e ações a desenvolver em 2018.

Ana Mendes Godinho disse que a realização das convenções anuais de três organizações de operadores em Portugal perspetiva um efeito positivo no setor: «Já conseguimos ter casos comparados que mostram o impacto positivo destas ações».

«Crescer em valor é a grande prioridade. Não nos interessa mostrar aquilo que já é conhecido, temos focado muito no turismo de natureza, turismo ativo, cultural, de património, gastronomia e vinhos, além do golfe, enquanto produto ‘off season’», concluiu.

O Turismo de Portugal participa com a sua maior representação de sempre no «World Travel Market», com mais de 80 empresas e todas as regiões de turismo do País.