Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-10-10 às 21h23

Primeiro-Ministro recebe presidente eleito do Conselho Europeu

Primeiro-Ministro recebe presidente eleito do Conselho Europeu
Primeiro-Ministro António Costa com o presidente eleito do Conselho Europeu, Charles Michel, Lisboa, 10 outubro 2019 (foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa recebeu o presidente eleito do Conselho Europeu, Charles Michel, tendo-lhe transmitido as prioridades de Portugal para o futuro imediato da União Europeia, durante uma reunião de trabalho que decorreu em Lisboa. António Costa e Charles Michel, que é igualmente Primeiro-Ministro belga, visitaram também um local para empresas startup, e a Ribeira das Naus.

O Primeiro-Ministro referiu que Portugal considera «essencial que tão cedo quanto possível se consiga chegar a um acordo para evitar a saída sem acordo do Reino Unido da União Europeia, de forma a manter a melhor relação futura».

Referiu ainda que Portugal considera «muito importante que a aprovação do próximo quadro financeiro plurianual seja feita o mais rapidamente possível, de forma a evitar descontinuidades nas transições dos quadros financeiros», tanto mais que «o novo quadro financeiro é muito importante para podermos manter a dinâmica do nosso crescimento económico e para a Europa manter uma boa dinâmica económica num contexto mundial cheio de incertezas».

António Costa sinalizou também «as preocupações que já se conhecem no quadro destas negociações: a preservação do fundo de coesão e das verbas previstas no segundo pilar da política agrícola comum, que são as destinadas ao desenvolvimento rural, e que são da maior importância para Portugal».

O Primeiro-Ministro agradeceu a visita de Charles Michel «na sua qualidade de presidente eleito do Conselho Europeu», desejando-lhe «as maiores felicidades para o mandato que vai iniciar no dia 1 de dezembro».

António Costa referiu que ambos trabalharam juntos durante anos, sublinhando que Charles Michel «teve sempre um espírito muito construtivo, tem uma grande experiência política, e uma grande capacidade de construir pontes, que são qualidades essenciais à presidência do Conselho Europeu».

O Primeiro-Ministro agradeceu também a preocupação que o presidente eleito «teve em procurar saber as prioridades de Portugal para o futuro imediato da União Europeia».

Escutar as expetativas da população

O presidente eleito do Conselho Europeu (que reúne os Chefes de Estado ou de Governo da União) afirmou que «este encontro é muito importante porque visa permitir-me escutar ativamente quais são as prioridades da população portuguesa, quais são as suas expetativas neste projeto europeu, através das mensagens do Governo». 

Charles Michel referiu que abordou com António Costa «algumas questões essenciais para o futuro», destacando como primeira o «futuro do orçamento, a capacidade financeira não só de orçamentos teóricos mas de saber, com esse orçamento, quais são os serviços que a Europa pode prestar para reencontrar as prioridades ligadas ao projeto europeu».

O presidente eleito do Conselho, referiu entre estas, as prioridades «em matéria de mudanças climáticas, em matéria de convergência económica e social, em matéria de vir a apoiar um green deal europeu para criarmos os empregos e a inovação que faça recuar a ameaça climática, e como enfrentar o desafio da imigração».

Charles Michel e o Primeiro-Ministro português abordaram também «a agenda de trabalho do Conselho para melhorarmos a capacidade de tomar decisões».

Valores europeus

O Primeiro-Ministro belga sublinhou que «o projeto europeu repousa sobre valores que partilhamos: para lá das diferenças e das diversidades, há a convicção de que podemos trabalhar em conjunto para criar um espaço de paz, de segurança, de prosperidade, de desenvolvimento tendo como fio condutor a concepção do respeito e da dignidade das pessoas».

O presidente eleito agradeceu ainda o acolhimento que recebeu, referindo o «prazer de descobrir projetos, nomeadamente starups com um projeto inovador e inspirador que ilustra bem o que eu desejo para a União Europeia», isto é, «a capacidade de por as pessoas a trabalhar em conjunto, de ligar, de unir, de ser criativo de ser inovador e positivo, de olhar para o futuro». 

Charles Michel felicitou ainda António Costa pelas eleições legislativas, referindo que nos últimos anos teve «ocasião de estar lado a lado com António Costa nas reuniões europeias e constatei que que podíamos trabalhar em conjunto de maneira construtiva porque partilhamos essa esperança de um novo impulso ao projeto europeu».