Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-29 às 18h18

Primeiro-Ministro recebe Chanceler alemã em visita de dois dias

Primeiro-Ministro António Costa com a Chanceler alemã Angela Merkel no Conselho Europeu, 23 fevereiro 2018 (Foto: União Europeia)
A Chanceler alemã Angela Merkel visita Portugal durante dois dias a convite do Primeiro-Ministro António Costa. 

A Chefe do Governo federal da Alemanha é recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e reúne-se com o Primeiro-Ministro António Costa, realizando-se igualmente uma reunião de trabalho entre delegações dos dois países.

O Primeiro-Ministro e a Chanceler discutirão assuntos bilaterais, internacionais e europeus, nomeadamente a reforma da união económica e monetária, o novo quadro financeiro plurianual da União Europeia e a integração dos refugiados.

Portugal e a Alemanha têm posições próximas sobre estes assuntos, e consideram que a Europa só pode vencer os desafios internos e externos que enfrenta com uma maior união entre os seus membros.

A visita tem também uma parte económica. A Alemanha é o maior investidor na indústria portuguesa, sendo o terceiro maior cliente das exportações de bens e serviços nacionais (com 10,7% de quota de mercado) e o segundo principal fornecedor das importações nacionais (com 13% de quota de mercado), em 2017.

A balança comercial global é deficitária para Portugal, nomeadamente devido ao comércio de bens, uma vez que é superavitária na troca de serviços, representando as viagens e turismo quase 60% das exportações de serviços da Alemanha para Portugal.