Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-23 às 9h02

Primeiro-Ministro no Fórum Económico Mundial

O Primeiro-Ministro António Costa participa Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, de 23 a 25 de janeiro, com o objetivo de colocar Portugal entre as prioridades dos investidores mundiais.

O Primeiro-Ministro é acompanhado pelos Ministros das Finanças, Mário Centeno (como presidente do Eurogrupo) e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

António Costa salientará que Portugal é um país em franco processo de recuperação económica e financeira, o que é visível pela saída do Procedimento por Défice Excessivo da União Europeia em 2017, e pela subida da cotação de Portugal por duas agências de notação financeira.

Neste contexto, o Fórum Económico Mundial é uma excelente oportunidade para colocar Portugal na primeira linha dos investidores mundiais.

Para isto, o Primeiro-Ministro será o principal orador de um almoço promovido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), intitulado «Porquê Portugal e porquê agora».

Neste almoço, a realizar no dia 23, com dezenas de potenciais investidores estrangeiros e de editores e diretores de alguns dos mais influentes órgãos de comunicação social internacionais o Governo explicará por quê Portugal é uma boa aposta para investir e fazer negócio agora.

António Costa estará presente na qualidade de convidado no Web Summit reception, uma iniciativa promovida pelo cofundador e presidente executivo deste evento, Paddy Cosgrave.

No dia 24, o Primeiro-Ministro será orador numa conferência sobre o futuro da Europa, na qual também discursam a Comissária europeia do Comércio, Cecília Malmström, e o Primeiro-Ministro da Irlanda, Leo Varadkar.

No painel subordinado ao tema «Novo momento para a Europa», António Costa apresentará a importância e a necessidade de maior convergência entre os Estados-membros e de reforma na União Económica Monetária.

O Primeiro-Ministro participará ainda numa conferência sobre economia do mar e sustentabilidade ambiental dos oceanos.