Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-17 às 14h07

Primeiro-Ministro na maior feira de vinhos da Europa

O Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, visitou a maior feira de vinhos da Europa, a ProWein, em Dusseldorf, onde estão presentes 390 produtores portugueses.

O Primeiro-Ministro afirmou que «para a economia portuguesa continuar a crescer […] temos que apostar na diversificação de todos os setores e o vinho é, claramente, uma grande oportunidade». 

António Costa recordou que, nos últimos 20 anos, a qualidade do vinho português «mudou radicalmente», havendo que em todas as regiões do País vinho de grande qualidade. Esta foi uma «descoberta que nós já fizemos e que o mundo está a fazer» agora, disse. 

A qualidade dos vinhos portugueses representa «uma grande oportunidade de crescimento» das exportações para o mercado global, referiu, sublinhando que os importadores têm demonstrado cada vez mais interesse nos produtos portugueses. 

«Com um mercado onde os clientes procuram, cada vez mais, produtos diferenciados, nós temos aqui uma oportunidade» que produtores e organizações de produtores têm estado a aproveitar, afirmou. 

O Primeiro-Ministro chamou ainda a atenção para que «o desenvolvimento da agricultura, a boa gestão da agricultura, é essencial para amenizar, travar, condicionar a dinâmica» das alterações climáticas que «são um desafio global para o conjunto da humanidade».