Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-10 às 16h21

Primeiro-Ministro elogia capacidade de internacionalização das empresas portuguesas

Primeiro-Ministro António Costa durante a visita à fábrica do grupo Simoldes, Lille, França, 10 abril 2018 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Primeiro-Ministro, António Costa, elogiou a capacidade de internacionalização das empresas portuguesas, numa visita à fábrica do grupo Simoldes, em Lille, em França.

«Nesta visita a França, marcada – sobretudo - pela homenagem aos nossos soldados que há 100 anos batalharam em La Lys, não podia deixar de, por um lado ter um encontro com a comunidade portuguesa, mas também com os empresários portugueses, que têm vindo para o estrangeiro contribuir para a internacionalização da nossa economia e investir também cá fora», afirmou António Costa.

Sublinhando que «o grupo Simoldes é exemplar», o Primeiro-Ministro acrescentou: «É um líder mundial no setor dos moldes, que é uma indústria que Portugal lidera a nível mundial».
 
«Muitas vezes, tendemos a falar mais da atração do investimento direto estrangeiro para Portugal, que é essencial», mas «é importante também que as empresas portuguesas não tenham medo de partir para o mundo», realçou António Costa.
 
O Primeiro-Ministro referiu ainda: «Queria felicitá-los por todo este trabalho durante estes 20 anos e, sobretudo, pela vontade de prosseguirem o vosso investimento em Portugal, e também pelo programa muito ambicioso de investimento, um pouco por todo o mundo, para continuar a servir a indústria automóvel e a contribuir para desenvolvimento e crescimento da economia».
 
E concluiu, destacando «a combinação perfeita do grupo [Simoldes], que mantém - em Oliveira de Azeméis - um dos grandes centros mundiais de produção de moldes de alto valor acrescentado, mas que, com a proximidade à indústria francesa, é mais competitivo na produção dos componentes».

Fundada há 59 anos, a Simoldes atingiu um volume de negócios de cerca de 75 milhões de euros em 2016, empregando um total de 770 pessoas no grupo. Em França, a empresa fornece componentes em plástico para a indústria automóvel.