Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-15 às 13h56

Primeiro-Ministro destaca «excelentes resultados» do Programa Qualifica

Primeiro-Ministro António Costa e Ministros Tiago Brandão Rodrigues e Vieira da Silva assinalam o segundo aniversário do programa Qualifica no Centro Qualifica de Tomar, 15 abril 2019
O Primeiro-Ministro António Costa destacou os «excelentes resultados» do Programa Programa Qualifica, que registou 315 mil inscrições desde 2017, e manifestou o objetivo de alcançar a meta das 600 mil pessoas até 2020.

No encerramento do balanço dos dois primeiros anos do programa Qualifica, no Centro de Formação Profissional de Tomar, o Primeiro-Ministro realçou «315 mil é um número muito significativo, mas há ainda muitas centenas de milhar de portugueses que é preciso trazer para o programa».

O objetivo de alcançar 600 mil pessoas inscritas nos centros até 2020 «está perfeitamente ao alcance» tendo em conta a trajetória dos dois últimos anos e António Costa sublinhou a necessidade de manter o esforço de qualificação contínua que corresponda às necessidades de um mundo em constante mudança.

A formação continua ao longo da vida é essencial e o Primeiro-Ministro reiterou a importância de atenuar o fosso de qualificações entre Portugal e o resto da Europa. «Nas últimas décadas houve um enorme esforço relativamente às novas gerações. Hoje todos repetimos que temos a geração mais bem qualificada de sempre do País», disse.

«Mas é preciso relativizarmos duplamente esta ideia. Primeiro, esta é a mais qualificada porque as outras eram muito menos qualificadas. E quando dizemos que esta é a mais bem qualificada relativamente a Portugal, temos de ainda dizer que ainda não é tão qualificada quanto as mesmas gerações ao nível europeu», acrescentou.

Trezentos centros espalhados pelo País

O Programa Qualifica tem uma rede de 300 centros por todo o território nacional e o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, destacou que o programa desempenha um papel fundamental no combate à exclusão social e económica.

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, salientou a contribuição desta medida para o atenuar do atraso na qualificação na população, acrescentando que esta rede terá um papel determinante na aprendizagem ao longo da vida, essencial quando se perspetiva que muitas das atuais profissões irão desaparecer e outras novas surgirão.

A inscrição de 315 mil pessoas no Programa Qualifica nos dois primeiros anos supera a meta de 145 mil inscrições anuais inscrita no Programa Nacional de Reformas.

No comunicado de balanço dos dois primeiros anos, refere-se também que «foram realizados mais de 250 000 encaminhamentos para percursos de qualificação, na sua maioria para ofertas de educação e formação, mas também para processos de reconhecimento, validação e certificação de competências».

Nos dois primeiros anos em que esteve no terreno, o Programa Qualifica permitiu que «mais de 34 000 pessoas elevassem o seu nível de escolaridade: cerca de 13 000 pessoas concluíram o 9.º ano através do Qualifica e mais de 21 000 concluíram o ensino secundário».

O reforço da cobertura da rede de centros especializados em educação e formação de adultos faz parte do primeiro eixo do Programa Nacional de Reformas e responde ao compromisso do Governo em criar um programa de educação e formação de adultos que consolide um sistema de aprendizagem ao longo da vida.