Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-12 às 21h42

Primeiro-Ministro agradece à comunidade cabo-verdiana contributo para o progresso de Portugal

Primeiros-Ministros António Costa e Ulisses Correia e Silva, de Cabo Verde, na receção à comunidade cabo-verdiana, no início da V Cimeira bilateral, Lisboa, 12 abril 2019 (foto: José Sena Goulão/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa, agradeceu à comunidade cabo-verdiana em Portugal o seu contributo para o progresso do país, na véspera da cimeira Portugal-Cabo Verde, em Lisboa.

O Primeiro-Ministro, acompanhado do Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, falava na Estufa Fria, em Lisboa, perante membros dos Governos dos dois países e membros da comunidade cabo-verdiana.

«Cabo Verde não tem 10 ilhas, tem 11 e uma está em Portugal, particularmente na Área Metropolitana de Lisboa», acrescentou.

António Costa disse que é preciso continuar a construir a comunidade e a relação entre os dois países, particularmente numa altura em que em várias partes do mundo se erguem muros e divisões.

Relações de 500 anos

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, elogiou as relações históricas de mais de 500 anos, considerando que vão muito além do valor de 120 milhões de euros do atual programa de cooperação entre os dois países.

«A concertação estratégica, diplomática e política tem um valor incomensurável. A relação entre Cabo Verde e Portugal visando a nossa pareceria com a União Europeia não é possível quantificar. A fusão do fado com a morna não tem expressão financeira», disse.

Ulisses Correia e Silva destacou também e, no contexto do programa de cooperação, a transferência de conhecimento em áreas que vão da saúde à justiça.

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde manifestou, igualmente, o empenho do seu país em avançar mais nesta relação, nomeadamente «na atração de investimentos portugueses».

Na V Cimeira Portugal-Cabo Verde, que decorre no dia 13, os dois países vão assinar 12 acordos de cooperação para o financiamento de projetos nas áreas da educação, saúde, administração pública, justiça e administração interna. 

A parceria Cabo Verde-União Europeia, as relações Europa-África, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa, atualmente presidida por Cabo Verde, e a segurança marítima no Golfo da Guiné serão outros assuntos na agenda.

Os dois governos vão ainda fazer o balanço da execução do Programa de Cooperação Estratégica Portugal-Cabo Verde 2017-2021, assinado há dois anos na Cidade da Praia, com um pacote financeiro na ordem dos 120 milhões de euros.