Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-25 às 20h46

Primeiro-Ministro agraciado com Grã-Cruz do Mérito do Luxemburgo

Primeiro-Ministro António Costa recebe Grã-Cruz do Mérito do Luxemburgo do Primeiro-Ministro Luxemburguês, Xavier Bettel, Lisboa, 25 junho 2019 (Foto: Paulo Vaz Henriques)
O Primeiro-Ministro António Costa foi agraciado com a Grã-Cruz do Mérito do Luxemburgo, que lhe foi imposta pelo seu homólogo luxemburguês, Xavier Bettel, numa cerimónia que decorreu na Embaixada do Luxemburgo em Lisboa.

A condecoração foi atribuída pelo seu trabalho como chefe do Governo, tendo Xavier Bettel afirmando que «António Costa conseguiu uma política com um Governo estável e, ao mesmo tempo, uma política em que os portugueses reencontraram a esperança».

O Primeiro-Ministro luxemburguês destacou o equilíbrio das contas públicas que permitiu ao país sair do Procedimento por Défice Excessivo, referindo ainda o investimento «na transição ecológica e combate às alterações climáticas».

Xavier Bettel agradeceu ainda os contributos do Primeiro-Ministro português para a construção europeia, e enalteceu a amizade entre ambos, «desenvolvida no seio do Conselho Europeu ao longo dos últimos anos».

O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a condecoração é «um reconhecimento do valor da comunidade portuguesa que habita no Luxemburgo e também da luxemburguesa que habita em Portugal», assim como das «relações bilaterais entre os dois países, muito antigas e profundas».