Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-09 às 14h49

Primeiro exercício nacional de cibersegurança visa avaliar procedimentos nesta área

O Centro Nacional de Cibersegurança realizará, nos dias 9 e 10 de maio, a primeira edição do exercício nacional de cibersegurança, cujo objetivo é testar e avaliar os métodos e procedimentos nesta área junto de entidades dos setores público e privado. 

Para participar no exercício foram convidados reguladores e operadores de comunicações e infraestruturas, estando confirmados cerca de 35 participantes, a maioria dos quais pertencentes à Administração Pública.

Dada a missão definida na Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, o Centro organiza e realiza exercícios de gestão de crises que avaliem o grau de preparação das entidades envolvidas para lidarem com incidentes de grande dimensão. 

O exercício vai simular um conjunto de ciberataques que têm como meta a oposição a uma iniciativa política humanitária através da disrupção no fornecimento de serviços em vários setores essenciais nas entidades públicas e privadas envolvidas. 

Desta forma, serão criados incidentes onde será possível validar os procedimentos dos media em contexto de simulação. Será também prestado apoio jurídico, com recurso ao uso à Diretiva da Segurança das Redes e dos Sistemas de Informação, recentemente aprovada pelo Governo.