Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-03-27 às 11h51

Prestação Social para a Inclusão chega a mais de 90 mil beneficiários

350 Ana Sofia Antunes
A Secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, anunciou que quase 91 mil pessoas receberam a Prestação Social para a Inclusão (PSI) em março, 90% das quais com direito ao montante máximo.

Segundo dados oficiais, e contabilizando já parte do mês corrente, existem 90724 beneficiários da PSI, «uma medida claramente inovadora em todo o sistema de prestações em Portugal», congratulou-se a Secretária de Estado, no encerramento da conferência «Participação política e cidadania das pessoas com deficiência», em Lisboa.

«Estes 90 mil beneficiários, em cerca de 90% dos casos, correspondente a 84 mil pessoas, estão presentemente a auferir a componente máxima desta prestação, ou seja, 273,39 euros», disse Ana Sofia Antunes.

Sublinhando que o Governo defende, «de forma acérrima», os direitos das pessoas com deficiência, a Secretária de Estado referiu que, mesmo os remanescentes 10% dos beneficiários da PSI recebem, em média, 263,40 euros por mês, um valor próximo do teto máximo desta prestação.

No que diz respeito ao complemento da Prestação Social para a Inclusão (um valor que se soma à primeira parte desta prestação), e que visa o combate à pobreza entre as pessoas com deficiência, Ana Sofia Antunes lembrou que foi aprovada recentemente a portaria que regulamenta o cálculo deste valor, adiantando também que a Segurança Social já recebeu 25 mil requerimentos de candidaturas a esta verba, quatro mil dos quais já estão aprovados e vão começar a ser pagos em abril.