Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-26 às 23h26

Presidente da República e Ministro da Defesa visitaram militares portugueses na República Centro-Africana

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, com os militares portugueses da Missão Multidimensional das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana, Bangui, 26 março 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes, acompanhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na visita de um dia aos militares portugueses ao serviço das missões das Nações Unidas e da União Europeia na República Centro-Africana.

A comitiva liderada pelo Comandante Supremo das Forças Armadas chegou ao Aeroporto Internacional de Bangui às 12h00 locais (mesma hora em Lisboa), tendo-se reunido seguidamente com o Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra.

Seguidamente, o Presidente da República e o Ministro da Defesa Nacional visitaram a 3.ª Força Nacional Destacada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (Minusca), aquartelada no campo N'Poko. 

Esta força, composta por 159 militares da Força Aérea e do Exército, a maioria oriunda do 1.º batalhão de Infantaria Paraquedista, é comandada pelo Tenente-Coronel João Bernardino, e constitui-se como Força de Reação Rápida sob controlo operacional da componente militar da Minusca.

Missão de treino

Durante a tarde, Marcelo Rebelo de Sousa e Azeredo Lopes visitaram o quartel-general da missão de treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM-RCA), comandada pelo Brigadeiro-General português Hermínio Maio.

Atualmente, integram o contingente da EUTM-RCA 153 militares de 10 países, dos quais 45 são portugueses, na maioria do Exército, mas também da Força Aérea e da Marinha.

A missão da União Europeia visa o aconselhamento estratégico ao Ministério da Defesa e ao Estado-Maior-General das Forças Armadas Centro-Africanas, formação de quadros e criação de programas de treino para as unidades militares locais.

No final da visita, o Presidente da República teceu um rasgado elogio aos militares portugueses, que considerou «os melhores do mundo, em terra, no ar e no mar».

«Aqui está também o Comandante Supremo das Forças Armadas, aquele que, além de se orgulhar dos portugueses porque são portugueses, se orgulha dos militares portugueses porque são militares portugueses, que são os melhores militares do mundo, foram sempre, mas são cada vez mais», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.