Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-11-24 às 13h40

Presidente da República de Angola visitou base naval e arsenal do Alfeite

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e Presidente da República de Angola, João Lourenço, visitam as instalações da Marinha no Alfeite, Almada 24 novembro 2018
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, acompanhou a visita do Presidente da República de Angola, João Lourenço, à Base Naval de Lisboa e ao Arsenal do Alfeite, no último dia da visita de Estado.

A visita teve início na praça do comando, com os dois Hinos Nacionais de Angola e de Portugal, e uma salva de 21 de tiros. Após as honras militares, o Presidente de Angola, o Ministro e a Secretária de Estado da Cooperação assistiram a um briefing sobre as capacidades e as missões atuais da Marinha.

A visita prosseguiu no Arsenal do Alfeire, onde assistiram a um briefing sobre a empresa e visitaram a divisão dos sistemas de combate e comunicações, a oficina de compósitos, a construção das lanchas salva-vidas e passaram pela doca seca, onde se encontra um submarino em manutenção.

As relações de cooperação na área da Defesa entre Portugal e Angola remontam à década de 1990, com a assinatura do Acordo de Cooperação no Domínio da Defesa em Luanda a 3 de outubro de 1996. 

Com base neste acordo, os dois países têm desenvolvido programas-quadro, instrumentos bilaterais de caráter indicativo e flexível, constituídos por projetos concretos a executar no terreno. O último programa-quadro 2018-2021 foi assinado a 17 de maio de 2018.