Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-21 às 14h18

Portugal vai cumprir pelo terceiro ano consecutivo as metas financeiras e económicas

Ministro das Finanças, Mário Centeno
O Ministro das Finanças, Mário Centeno, destacou a melhoria da situação económica e financeira do País, numa declaração a propósito da divulgação de dados económicos pelo INE.

Mário Centeno mostrou satisfação pelo facto de o INE ter revisto em alta os dados sobre o crescimento do PIB para 1,9% em 2016 e 2,8% em 2017, reforçando o processo de convergência com os países da zona euro. 

O Ministro afirmou que o défice desceu de 2,0% em 2016 para 0,9% em 2017, os valores mais baixos registados ao longo do regime democrático, e que o défice de 1,9% no primeiro semestre garante o cumprimento do objetivo orçamental de um défice de 0,7% em 2018, fazendo com que Portugal cumpra, pelo terceiro ano consecutivo, as suas metas.

O investimento público, que cresceu 24,9% em 2017 relativamente ao ano anterior, aproximou-se de quatro mil milhões de euros, ficando acima do projetado no Programa de Estabilidade, provando também que as cativações orçamentais não têm impacto no valor global do investimento, sendo antes um instrumento de responsabilização.

Esta revisão do crescimento traduziu-se também na melhoria do rácio da dívida, que caiu 4,5 pontos percentuais em 2017 em relação ao ano anterior, descendo para 124,8% do PIB. Mário Centeno referiu que a boa gestão orçamental, que se traduziu na saída do Procedimento por Défices Excessivos, e na subida da notação por parte das principais agências de rating, permitiu uma redução anual do pagamento de juros de 1 400 milhões de euros.