Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-20 às 19h24

Portugal vai concluir reprogramação do Portugal 2020 até julho

Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, com a comissária europeia para a Política Regional, Corina Cretu, Bruxelas, 20 março 2018 (Foto: Jennifer Jacquemart/CE)
O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que Portugal assumiu o compromisso perante a Comissão Europeia de concluir a reprogramação dos fundos comunitários do Portugal 2020 até julho de 2018.

Em Bruxelas, depois de uma reunião com o comissário europeu responsável pelas pastas de Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e com a comissária europeia da Política Regional, Corina Cretu, Pedro Marques referiu o propósito de a reprogramação contemplar «mais competitividade, mais qualificações, em particular de adultos e do ensino profissional, bem como a descarbonização dos transportes, e o apoio aos metros, ao sistema de mobilidade do Mondego, à linha de Cascais».

«Saiu daqui não só um apoio de caráter genérico ao trabalho desenvolvido até agora, mas o desafio mútuo de termos este processo concluído até junho ou julho», acrescentou Pedro Marques.

O Ministro destacou que o Governo tem todo o interesso de concluir este processo rapidamente para poder continuar «a apoiar o investimento empresarial» em cerca de cinco mil milhões de euros, no seguimento das declarações de fevereiro em que referiu que a reprogramação dos fundos comunitários dará um reforço às empresas até 800 milhões de euros.

«Só os investimentos que já aprovámos nos últimos anos no âmbito do Portugal 2020 apoiaram cerca de 30 000 postos de trabalho e muitos deles de licenciados», disse.