Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-19 às 18h02

Portugal vai aumentar cooperação com países africanos lusófonos na área da saúde

Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sessão de abertura do encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde, Coimbra, 19 abril 2018 (Foto: Paulo Novais/Lusa)
O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que Portugal vai aumentar a cooperação com os países africanos lusófonos na área da saúde, durante a sessão de abertura do encontro regional da Cimeira Mundial de Saúde, em Coimbra.
 
«Temos projetos de cooperação com Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e, naturalmente, dentro da capacidade que o País tem, faremos tudo para não apenas lhes dar, mas também para receber deles», referiu.
 
O Ministro realçou que «a experiência destes países é muito enriquecedora do ponto de vista da saúde pública e das políticas de desenvolvimento local» e acrescentou que Portugal e os outros países que «têm mais» têm a obrigação de contribuir.
 
«Temo-lo feito com África, a trabalhar em conjunto, porque a segurança e o bem-estar destes países e destas comunidades é também a segurança do mundo, que corre a várias velocidades», disse.
 
Adalberto Campos Fernandes afirmou que a Cimeira Mundial de Saúde em Coimbra é muito importante e reconhece o trabalho de sucesso que tem estado a ser desenvolvido em Coimbra.
 
O encontro regional decorre até 20 de abril, conta com cerca de 700 peritos mundiais e tem como tema principal a saúde global dos países africanos.