Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-12 às 9h18

Portugal vai alargar parcerias com empresas e organizações da Califórnia que desenvolvem projetos de futuro

Primeiro-Ministro António Costa condecora o congressista dos EUA David Valadão, num jantar com a comunidade portuguesa e lusodescendente em Santa Clara, Califórnia, 12 junho 2018 (Foto: Nuno Veiga/Lusa)
«Não celebramos neste mês de Portugal nos Estados Unidos apenas o passado, mas também o futuro, em especial aqui na Califórnia», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa num jantar com muitas centenas de portugueses e de lusodescendentes, em Santa Clara, no Estado norte-americano da Califórnia, no dia 11 de junho à noite.

O Primeiro-Ministro prosseguiu afirmando que «parte importante da inovação tecnológica, que serve de base às nossas economias e às sociedades modernas, encontrou neste Estado o seu berço. Portugal quer fazer parte desse futuro partilhado e estamos já a colaborar com empresas e organizações com sede na Califórnia».

António Costa disse que uma das metas centrais da sua visita de uma semana aos Estados Unidos passa «por aprofundar e diversificar as parcerias» de Portugal com as empresas e organizações norte-americanas que estão a trabalhar em projetos de futuro.

«Nos próximos dias manterei um extenso programa de contactos, naturalmente com a comunidade portuguesa, mas também com as entidades oficiais, com instituições académicas e científicas, assim como com o setor empresarial», disse.

O Primeiro-Ministro referiu que na sua agenda dos dias 12 e 13 de junho terá «a oportunidade de visitar várias grandes empresas tecnológicas com presença em Portugal, como a Google ou a Cisco, assim como me deslocarei a um importante investimento português na Califórnia, a fábrica Amorim em Napa Valley. Procurarei atrair novos investimentos e apresentar a face moderna do nosso País».

Novas fronteiras

António Costa recordou a história da profunda integração dos portugueses que emigraram ao longo de séculos para a Califórnia: «A Califórnia representou sempre uma nova fronteira para todos aqueles que, vindos de todo o mundo, procuraram espaços mais vastos em território e mais vastos em oportunidades para concretizarem os seus projetos de vida». 

«Há mais de sete gerações que os portugueses dão um contributo de relevo para a vida económica, social e cultural deste grande Estado», disse, acrescentando que a Califórnia alberga a maior comunidade portuguesa nos Estados Unidos, com cerca de 350 mil pessoas.

Presentemente, «nós também temos uma nova fronteira em Portugal. Queremos avançar na inovação, nas qualificações e no conhecimento. A comunidade portuguesa da Califórnia será parte desse futuro que queremos construir», sublinhou.

Na cerimónia, António Costa condecorou, em nome do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o congressista federal David Valadão, o pintor Mel Ramos e a funcionária consular Júlia Fu Chim.