Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-16 às 8h21

«Portugal tornou-se uma história de sucesso na Europa»

Primeiro-Ministro António Costa, Ministro Caldeira Cabral, presidente da Liga Mundial de Surf, Sophie Goldschmidt, e Rodrigo Koxa, na inauguração do painel eletrónico, Nova Iorque, 15 junho 2018 (Foto: Nuno Veiga/Lusa)
«Em 2017, Portugal registou o seu maior crescimento económico deste século - um crescimento que se baseou nas exportações, que representaram 43% do Produto Interno Bruto, e no investimento. Desde 2016, o País tem registado excedentes orçamentais, com o défice a cair todos os anos para valores mínimos», afirmou o Primeiro-Ministro António Costa num fórum económico sobre Portugal, em Nova Iorque, Estados Unidos da América.

O Primeiro-Ministro destacou ainda a descida do desemprego em Portugal, de 12% em 2016 para o atual nível de 7,5%, a mais acentuada em toda a zona euro, disse. «Portugal tornou-se uma história de sucesso na Europa», acrescentou.

António Costa realçou ainda que Portugal é também «um país da inovação», dando como exemplo os sistemas tecnológicos aplicados nas máquinas multibanco e no controlo de passaportes eletrónicos, assim como as vias verdes nas portagens das autoestradas.

«São histórias de sucesso de inovações de empresas portuguesas. Temos universidades conceituadas, uma população crescentemente mais qualificada, um ambiente cosmopolita, um excelente ambiente de negócios», disse.

O Primeiro-Ministro referiu também que «a estabilização do setor financeiro foi um objetivo prioritário do meu Governo. Os bancos foram capitalizados com novos investidores e o crédito malparado foi progressivamente solucionado. Os riscos foram reduzidos e os lucros regressaram ao setor».

«A confiança e a resiliência regressaram ao setor financeiro» em Portugal, disse, acrescentando que Portugal possui «elevados índices de competitividade», sendo «um destino seguro» para o investimento estrangeiro.

Destino turístico 

O Primeiro-Ministro esteve também presente na ativação de um painel eletrónico com publicidade ao surf e à onda da Nazaré, na Times Square, no centro da cidade de Nova Iorque. Estiveram também presentes os surfistas de renome mundial Garrett McNamara e Rodrigo Koxa.

«Na praça mais visitada em todo o mundo, temos agora este painel eletrónico a promover o turismo português, o que é muito importante», disse António Costa, que acrescentou que o turismo norte-americano em Portugal tem vindo «a crescer muito nos últimos anos».

«A Times Square, aqui, em Nova Iorque, é uma praça onde este painel eletrónico vai ser visto não só por norte-americanos, mas também por todos os milhões de visitantes de Nova Iorque, que assim ficam a conhecer melhor o nosso País e, em particular, a Nazaré».

O Primeiro-Ministro pronunciou-se também sobre a transferência da sede da Liga Mundial de Surf para Lisboa, dizendo que «o surf em Portugal tem uma grande atenção no plano internacional», que teve o contributo dos recordes mundiais de Garrett McNamara e de Rodrigo Koxa a surfarem a onda do canhão da Nazaré.

«Se não fossemos um grande local para a prática do surf, não teríamos seguramente a sede da Liga Internacional de Surf no País», disse acrescentando que «a Nazaré é atualmente uma referência internacional».

Garrett McNamara disse que «a onda da Nazaré é a maior em tamanho e a mais popular em todo o mundo. Agora, não são apenas os surfistas que sabem isto: o mundo sabe isto. Mas o mais espantoso é que tudo isto aconteceu em apenas oito anos.

Melhorar os serviços consulares

O Primeiro-Ministro anunciou a abertura de um concurso para o preenchimento das vagas em falta na rede consular portuguesa nos Estados Unidos, acrescentando que «após anos de crise financeira, estamos agora a fazer um grande esforço para recuperar a rede consular.

António Costa fez este anúncio num almoço em Newark, New Jersey, com a comunidade portuguesa, que serviu também para lançamento do programa Taste Portugal (rede de restaurantes portugueses no mundo) nos Estados Unidos.

O Primeiro-Ministro sublinhou também que em todos os locais por onde passou ao longo da sua semana nos Estados Unidos, «os portugueses gozam de uma enorme estima entre os americanos». 

António Costa ainda inaugurou um mural de um dos nomes portugueses mais conceituados na arte urbana, Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, na parede do Centro Recreativo de Newark, que é uma homenagem ao trabalho e ao esforço da comunidade portuguesa nesta zona da costa leste dos Estados Unidos.

O último dia da visita de uma semana incluiu ainda assistir ao jogo do Mundial de Futebol entre Portugal-Espanha no Sport Club Português, em Newark, e depor uma coroa de flores no monumento aos veteranos luso-americanos, na mesma cidade.