Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-20 às 19h08

Portugal terá segundo supercomputador em 2020

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que o segundo supercomputador chega a Portugal em 2020 e ficará instalado em Vila Nova de Famalicão, onde já está o BOB, a primeira máquina do género em Portugal.

Manuel Heitor falava na conferência «Create Knowledge. Foster Change: Towards a New Decade of Joint Achievements» na Universidade do Minho, em Braga, onde referiu a possibilidade de aplicação deste tipo de máquinas em áreas como a cura e a prevenção do cancro, a mobilidade, a sustentabilidade e as previsões climáticas.

O Ministro apontou o BOB como um «exemplo da supercomputação verde» - e que se encontra atualmente em fase de testes - estando prevista a sua abertura ao público em janeiro. Está instalado num centro da REN, no âmbito de uma colaboração com a EDP «para novos sistemas e tecnologias» e é alimentado por «energias renováveis».

Para Manuel Heitor a instalação deste tipo de equipamentos em Portugal serve como prova da capacidade do País em utilizar energias renováveis porque «a supercomputação tem uma pegada ecológica muito grande» uma vez que as «máquinas têm que ser arrefecidas e por isso precisa de muita energia para o ar condicionado».