Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-03-19 às 17h06

Portugal tem-se apresentado como «uma boa localização» para empresas que queriam sair do Reino Unido

Primeiro-Ministro António Costa preside à reunião do Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, Lisboa, 19 março 2018 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Conselho Estratégico para a Internacionalização da Economia, presidido pelo Primeiro-Ministro António Costa, analisou as medidas tomadas para apresentar Portugal às empresas a operar no Reino Unido e o impacto da sua saída da União Europeia (Brexit) nas empresas portugueses exportadoras para este mercado.

O Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, disse que «temos sinalizado que Portugal é uma boa localização». Os serviços do Estado estão a realizar «uma ação profissional» e «um trabalho continuado» para mostrar «Portugal como uma boa localização».

Esta informação destina-se às empresas britânicas ou que estando no Reino Unido «entendam que devem ter uma sede ou operação localizada no perímetro da União Europeia e na zona euro».

Os possíveis impactos do Brexit nas empresas portuguesas exportadores para os países que o constituem está também a ser perspetivado, apesar de o quadro das relações económicas entre o Reino Unido e a União Europeia só agora ir começar a ser negociado.

Abertura de mercados

O Secretário de Estado referiu também a abertura de mercados mercê do trabalho do Governo e das empresas. «Neste momento temos mais de 40 dossiers novos abertos por este Governo e este é um trabalho contínuo», disse.

Eurico Brilhante Dias destacou «o encerramento, finalmente, do processo de exportação da pera rocha para o México», «um caso muito importante», referindo igualmente, a exportação de carne de porco para a China, cujo «processo negocial está encerrado», faltando ainda «verificações finais».

Na reunião foi também tratada a reprogramação dos fundos do Portugal 2020 para o apoio d à internacionalização da economia, disse o Secretário de Estado, que recordou o bom crescimento das exportações e do investimento direto estrangeiro.