Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-08 às 18h30

Portugal regista crescimento de exportações superior a 16% em frutas e legumes

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, destacou o crescimento das exportações portuguesas de frutas e hortícolas registado nos primeiros 11 meses de 2017 face a 2016, que atingiram um aumento de 16,3%, estimando-se que tenham representado o montante de 1500 milhões de euros no final do ano.

«Trata-se de um aumento muito superior à média dos 9% verificada na última década e que permitirá atingir a meta dos dois mil milhões de euros em exportações em 2020, um objetivo definido pelo sector e partilhado pelo Governo», disse o Secretário de Estado no final da visita à Fruit Logistica, em Berlim..

A edição deste ano conta com a participação de 25 empresas nacionais e de seis associações do settor, um número que tem vindo a aumentar sob a marca Portugal Fresh. Luís Medeiros Vieira considerou que «a presença de um número crescente de empresas nacionais é a expressão da forte dinâmica exportadora do setor, que está a reforçar o seu posicionamento nos vários de países de destino e a apostar em novas geografias».

O Secretário de Estado sublinhou ainda a abertura de 43 novos mercados em países terceiros para 140 produtos, dos quais 34 são de origem vegetal, «o que representa um investimento sem precedentes na internacionalização por parte do Governo».

Em curso está a abertura de novos mercados na África do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, India, Brasil e Colômbia. «Trata-se de uma área em que o Governo está especialmente empenhado e o setor tem levado a cabo um trabalho muito profissional, correspondendo a esta dinâmica», afirmou.

Neste domínio, o Secretário de Estado referiu também o contributo do PDR 2020, através do qual foram contratados 3200 projetos, envolvendo 760 milhões de euros de investimento total e 280 milhões de euros de apoios públicos.

Luís Medeiros Vieira visitou ainda, a convite da cadeia de supermercados Lidl, uma das lojas situadas na capital alemã. Trata-se de um grupo económico com o qual o setor das frutas e hortícolas estabeleceu uma parceria que permitiu atingir, em 2017, as oito mil toneladas de exportações de pera rocha. O Lidl tem sido igualmente um parceiro importante de Portugal na compra de castanha, couve coração e vinho. Só no último ano foram transacionadas 10 milhões de garrafas de vinho com esta cadeia de supermercados.

A Fruit Logistica é a maior feira de frutas e hortícolas a nível mundial e a edição deste ano termina a 9 de fevereiro.