Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-05 às 18h19

Portugal reforça aposta na cooperação científica e tecnológica na agricultura de precisão

Portugal e a Sociedade Fraunhofer vão reforçar a colaboração científica e tecnológica na área da agricultura de precisão, num acordo que vai ser assinado a 7 de dezembro, em Lisboa, durante uma sessão de trabalho no Teatro Thalia.

A sociedade e a Fundação para a Ciência e Tecnologia assinaram um primeiro acordo em 2007 que permitiu a criação da Associação Fraunhofer Portugal Research e a instalação do primeiro centro de Investigação e Desenvolvimento da Fraunhofer.

«O setor agroindustrial a nível global atravessa uma importante fase de transformação, que se caracteriza, entre outros aspetos, pela adoção de novas tecnologias com ciclos de desenvolvimento e qualificação mais curtos, acesso a novas formas de robotização e transformação digital», refere uma nota do gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A aposta em modelos de negócio «disruptivos com uma maior exposição ao risco» estão a atrair níveis crescentes de financiamento público e privado em atividades de Investigação e Desenvolvimento, pelo que a estratégia nacional «exige a necessidade de reforçar a cooperação científica e tecnológica com centros de referência europeus».

«O alargamento da cooperação entre Portugal e a Fraunhofer, formalizado neste novo acordo, deve ser compreendido como um estímulo à transformação do sector agroindustrial em Portugal e garantir o reforço das atividades de Investigação e Desenvolvimento por esse setor», refere também o comunicado.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Presidente da Fraunhofer, Reimund Neugebauer, vão estar presentes na sessão de abertura do workshop e na assinatura do acordo.