Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-02-13 às 18h08

Portugal recebe primeira conferência sobre políticas científicas europeias focadas na investigação oncológica

Os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Saúde, Adalberto Campos, participam na «Gago Conference on European Science Policy», a primeira de um ciclo de paletras internacionais focada na investigação oncológica, no dia 14 de fevereiro, no Porto.

Dedicada ao esforço para promover a investigação clínica sobre o cancro com o objetivo de reduzir o seu impacto na sociedade europeia, este ciclo de conferências internacionais é uma iniciativa de Manuel Heitor, juntamente com o dinamarquês Julio Celis (Danish Centre for Translational Breast Cancer Research), a espanhola Teresa Madurelli (antiga deputada no Parlamento Europeu) e Rosália Vargas (Agência Ciência Viva).

Numa altura em que emerge, no espaço europeu, a discussão sobre o futuro do investimento na Ciência e Inovação na Europa, no contexto da evolução do processo de construção europeia, este ciclo de conferências visa promover o envolvimento de cientistas e políticos no reforço destas políticas setoriais. 

A primeira «Gago Conference on European Science Policy» contará com a presença do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, para além do Diretor do European Research Council, Jean Pierre Bourgignon, e do Diretor e principais dirigentes das instituições europeias envolvidas na Rede Cancer Core Europe. 

A Conferência reunirá representantes de Governos, comunidades médicas, académicas e científicas, assim como de empresas no espaço europeu.