Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-22 às 18h58

Portugal quer criar 30% de áreas marinhas protegidas até 2030

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o Governo tem o objetivo estratégico de criar cerca de 30% de áreas marinhas protegidas em Portugal até 2030, duplicando o compromisso nacional assumido para a preservação de zonas marítimas.
 
Em Cascais, na assinatura de um contrato de delegação de competências entre a Agência Portuguesa de Ambiente e a Câmara Municipal de Cascais, a Ministra realçou que «cada vez mais o oceano é considerado como um dos principais elementos na defesa contra as alterações climáticas e no ultrapassar de vários problemas que lhes estão associados».
 
No âmbito da estratégia das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, Portugal comprometeu-se a delimitar 14% do seu mar como área marinha protegida até 2020 mas o Governo está a preparar-se para «assumir como objetivo estratégico atingir 30% em 2030».
 
A Ministra disse que a proteção do litoral é uma competência partilhada entre as administrações central e local e realçou a importância de uma política de proximidade através das autarquias.
 


Tags: mar
Áreas:
Mar