A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, apresentou uma proposta provisória para que as embarcações com refugiados no Mediterrâneo continuem a entrar nos portos seguros da Europa, permitindo o acolhimento de refugiados.
Em paris, na reunião informal sobre Migrações no Mediterrâneo promovida por França e Alemanha, Isabel Oneto participou em representação do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e destacou uma solução provisória.
A proposta portuguesa refere que «enquanto a nova Comissão Europeia não estiver estabilizada, se tente um acordo provisório para conseguir que pelo menos seja permitido às embarcações com refugiados entrar nos portos seguros e depois se faça a redistribuição de acordo com os vários países».
«Portugal propôs que se procurasse quanto antes fazer uma solução temporária, mas também comunicou aos restantes Estados-membros que Portugal considera que África é um parceiro importante na resolução do problema e este será um assunto que certamente Portugal incluirá na sua agenda quanto tiver a presidência da União Europeia», acrescentou Isabel Oneto, em declarações à Lusa.
A Secretária de Estado afirmou que há países que «continuam a levantar alguma resistência» mas sublinhou que o continente tem de procurar acolher os migrantes que pretendem vir para a Europa.
A reunião contou também com a presença de organizações internacionais como as Nações Unidas, a Comissão Europeia e a União Africana.