Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-13 às 17h59

Portugal prepara nova década de parcerias internacionais em ciência e investigação

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, desloca-se aos Estados Unidos da América de 16 a 18 de outubro para um conjunto de reuniões para a preparação de uma nova década de parcerias internacionais em ciência, tecnologia e inovação, tendo por base os últimos 10 anos das parcerias internacionais entre as instituições científicas e de ensino superior portuguesas e norte-americanas.  

O Ministro começou a preparar o lançamento destas parcerias renovadas em abril, e desde então têm visitado Portugal delegações norte-americanas do Instituto de Tecnologia do Massachussets (MIT), da Universidade Carnegie-Mellon (CMU) e da Universidade do Texas em Austin. O mesmo está a acontecer com a Sociedade Fraunhofer alemã.

Baseadas em muitas áreas de investigação e desenvolvimento (bioengenharia, energia sustentável, transportes e engenharia e manufatura), as parcerias estabelecidas entre Portugal e os EUA são um caso de sucesso porquanto permitiram o desenvolvimento de projetos colaborativos de investigação científica entre o ensino superior e o setor da indústria, estando associadas a um leque de iniciativas de inovação e tecnologia que resultaram em projetos empresariais e negócios baseados em novas tecnologias.

Parcerias posicionaram Portugal como laboratório vivo

Manuel Heitor recordou  que estas parcerias «promoveram um novo e variado conjunto de redes de oportunidade para várias centenas de investigadores jovens e seniores» e «posicionaram Portugal como um laboratório vivo».  

Durante a estadia nos EUA, o Ministro terá reuniões com dirigentes da Universidade Carnegie-Mellon e do MIT e de empresas portuguesas e norte-americanas.

O Ministro faz-se acompanhar do Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Paulo Ferrão, do Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, António Cunha, e de um grupo de empresários e investigadores portugueses.