Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-18 às 16h37

«Portugal precisa de um esforço de coesão territorial» no ensino superior

Pintora Graça Morais durante a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Bragança, 18 maio 2018
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que «Portugal precisa de um esforço de coesão territorial» ao nível do ensino superior «que passe pela valorização de zonas como Bragança».

Na inauguração de uma exposição da pintora transmontana Graça Morais, Manuel Heitor referiu que «Lisboa e o Porto têm características únicas de atrair alunos internacionais» mas que há bons casos que demonstram que a divisão entre o litoral e o interior é fictícia.

«Decidi vir simbolicamente a Bragança, já que o Instituto Politécnico de Bragança fez um esforço para atrair alunos estrangeiros, que hoje aqui vivem com as suas famílias e constroem as suas vidas, num ambiente estimulante para as artes, a cultura e o conhecimento», disse, referindo-se a um instituto em que mais de mil alunos, em 7000, são estrangeiros.

O Ministro realçou que o despacho de fixação de vagas no ensino superior, no qual é proposta a redução de 1100 vagas em Lisboa e no Porto, tem o objetivo de abrir o conhecimento a todos e densificar o território com mais conhecimento.

«Temos de experimentar novas ideias e as medidas que temos tomado resultaram de um diálogo muito grande e forte depois de quase um ano a debater sobre o futuro do ensino superior em Portugal e sempre em diálogo com estudantes, com as instituições e com os dirigentes», acrescentou.

Manuel Heitor afirmou também que o Governo tem programas de requalificação de imóveis antigos para alugar a alunos a preços em conta, sublinhando que «Bragança é também um bom exemplo nesta matéria de requalificação de imóveis antigos na zona histórica, que resulta de uma parceria que está a ser efetuada por proprietários e autarquias».