Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-09-04 às 11h08

Portugal sobe ao 12.º lugar do turismo do fórum económico mundial

Ana Mendes Godinho
«Estes resultados enchem-nos de orgulho e mostram que a estratégia a 10 anos que o Governo construiu para o Turismo está a dar resultados», afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, referindo-se ao facto de Portugal ter alcançado, pela primeira vez, o 12.º lugar do ranking de competitividade do turismo do fórum económico mundial.

Sublinhando que o País atingiu «a posição mais alta de sempre neste ranking», a Secretária de Estado acrescentou: «Fomos considerados o país com melhores infraestruturas turísticas em todo o mundo».

«Portugal é, cada vez mais, uma referência internacional no Turismo, sendo este relatório uma peça-chave para captação de investimento», disse ainda Ana Mendes Godinho. 

E acrescentou: «É fundamental continuar a trabalhar para que o Turismo seja cada vez mais um motor de desenvolvimento e de coesão territorial e social». 

Sucesso resulta de «muito trabalho positivo»

«O sucesso que estamos a ter enquanto destino turístico não é só uma questão de moda, mas o resultado de muito trabalho positivo», afirmou também o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, em declarações à agência Lusa, em Castelo Branco..

Lembrando que «este é um ranking internacional, que tem vários anos», o Ministro disse que assim é possível «monitorizar o progresso que estamos a fazer». 

«Há uns anos, estávamos em 20.º lugar globalmente no mundo, como destino turístico em 2013. Agora, estamos no 12.º lugar. É um progresso muito significativo em muito pouco tempo», sublinhou Pedro Siza Vieira.

O Ministro referiu ainda que o resultado alcançado por Portugal não tem a ver com a preferência dos visitantes, mas sim com o trabalho que as empresas e as entidades públicas foram fazendo ao longo dos últimos tempos, sobretudo desde 2015.

Liderança mundial nas infraestruturas turísticas

Como refere o comunicado do Governo, «Portugal atingiu pela primeira vez a liderança mundial em termos de qualidade das infraestruturas turísticas», segundo o Relatório de Competitividade no Turismo de 2019 do Fórum Económico Mundial.
 
«No referido relatório, Portugal atinge, pela primeira vez, o 12.º lugar no ranking de competitividade a nível mundial, depois de já ter subido ao 14.º lugar em 2017», acrescenta o comunicado.

Portugal lidera mundialmente na componente de infraestruturas turísticas, que avalia a qualidade da oferta turística, ultrapassando países como Áustria, os Estados Unidos ou Espanha.

O País encontra-se na posição mais elevada de sempre, tendo subido oito posições desde 2013. Este relatório analisa o Turismo em 140 economias mundiais.

Adicionalmente, Portugal subiu cinco lugares na componente de Recursos Naturais e Culturais (de 20.º para 15.º lugar), Transporte Aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adoção das tecnologias de informação e comunicação (de 41.º para 38.º) ou na Priorização do Turismo (de 14.º para 12.º).