Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-10 às 17h47

Portugal partilha experiências com Espanha sobre prevenção e combate à violência doméstica

Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Ministra da Justiça e Secretária da Estado para a Cidadania e Igualdade no encontro com governo espanhol, Lisboa, 10 abril 2019 (Foto: João Bica)
A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, afirmou que Portugal vai partilhar experiências com Espanha sobre boas práticas na prevenção e combate à violência doméstica, nomeadamente na recolha e tratamento de dados estatísticos.

Numa declaração aos jornalistas durante o encontro de trabalho com o Governo espanhol sobre violência contra as mulheres e violência doméstica, a decorrer em Lisboa, Mariana Vieira da Silva referiu que Portugal vai inspirar-se nas «coisas muito positivas que foram feitas em Espanha», sobretudo em matéria de coordenação de esforços e troca de informação entre os diferentes serviços.

A Ministra disse também que pretende, com esta partilha de experiências, que o sistema português olhe para os dados de forma que os mesmos «nos dêem informação para definir boas políticas e não para tirar conclusões demasiado imediatas».

Mariana Vieira da Silva referiu que o aumento de denúncias não significa necessariamente que o fenómeno de violência doméstica esteja a piorar, mas antes que «as pessoas estão a denunciar mais e, nesse caso, é um aumento que resulta de um dado positivo».

«Olhar para os dados assim que se conhecem e tirar deles conclusões muitas vezes é precipitado e leva-nos a tomar decisões erradas», disse a Ministra a propósito do aumento de quase 30% no número de processos por violência doméstica que deram entrada nas cinco comarcas do distrito judicial de Lisboa, nos primeiros três meses de 2019.

O sistema espanhol

Relativamente ao sistema espanhol, Mariana Vieira da Silva destacou que desde 2004 existe um único sítio para a recolha e tratamento de dados e uma plataforma comum aos vários sistemas, como a saúde, a educação ou a justiça, que permite acompanhar de forma mais próxima os casos de violência doméstica que são identificados, impedindo que alguém que denuncie possa ser alvo de nova ameaça ou crime.

A Secretária de Estado da Igualdade do Governo espanhol, Soledad Murillo, por sua vez, elogiou a intenção de se criar, em Portugal, um sistema de recolha e tratamento de dados estatísticos sobre violência doméstica.

«Contra números não há preconceitos» disse Soledad Murillo, acrescentando que «é muito corajoso da parte dos governos fazerem estatísticas porque assim ficam obrigados a tomar medidas e a fazer o possível para saber como está a situação na justiça, na polícia e também na comunicação social».