Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-04 às 17h08

Portugal participa no reforço da supercomputação a nível europeu

Portugal e Espanha submeteram uma proposta para instalação e gestão de infraestruturas de supercomputação, a promover no âmbito da Rede Ibérica de Computação Avançada (RICA).

A proposta, que se insere no contexto da iniciativa europeia de computação de alto débito (EuroHPC- European High Performance computing), abrange um consórcio com a Turquia e a Croácia, com o apoio da Irlanda.

A proposta consiste na instalação de um supercomputador do tipo "pre-exascale" no Centro de Supercomputação de Barcelona, estimando-se a participação portuguesa em cerca de 10% do consórcio.

Centro de supercomputação avançada do Minho

Ainda na área da RICA, está em preparação uma segunda candidatura coordenada por Portugal para instalar no Centro de Supercomputação Avançada do Minho um outro supercomputador do tipo "petascale", reforçando a capacidade da infraestrutura já em instalação.

Este conjunto coordenado de candidaturas foi preparado e efetuado no âmbito da parceria estratégica estabelecida pelos Governos de Portugal e Espanha na última Cimeira Luso-Espanhola de novembro de 2018. Então, foi decidido desenvolver a RICA com o intuito de afirmar Portugal e Espanha na supercomputação europeia e mundial.

A instalação da primeira máquina do Centro de Computação Avançada do Minho está em fase de conclusão, tendo por base cerca de 40 racks Stampede 1 cedidos à Fundação para a Ciência e Tecnologia devido à parceria de Portugal com a Universidade do Texas em Austin, que inclui a colaboração com o Centro de Supercomputação Avançada do Texas e a Universidade do Minho.

Expansão da rede de supercomputação no País

O início do funcionamento do Centro de Supercomputação Avançada do Minho até ao verão de 2019 vai expandir, de forma inédita em Portugal, a rede de infraestruturas de computação avançada, até agora centrada em computação distribuída, sobretudo nas instalações da Fundação para a Ciência e Tecnologia no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, e na Universidade de Coimbra.

A instalação coordenada das duas novas máquinas pre-exascale e petascale no contexto da iniciativa europeia "EuroHPC- European High Performance computing", em Espanha e em Portugal, respetivamente, visam facilitar infraestruturas computacionais de grande dimensão, cuja operacionalidade plena se prevê para 2023.

Esta aposta na supercomputação traduz um reforço da capacidade de computação e na sua disponibilização às comunidades científicas e empresariais no âmbito da RICA.

A participação de Portugal na iniciativa europeia "EuroHPC- European High Performance computing" e a instalação da RICA é coordenada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Iniciativa Nacional Competências Digitais (INCoDe.2030).