Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-03 às 18h02

Portugal mantém «cooperação intensa» no combate a prevenção ao terrorismo

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal está a cooperar de forma intensa com estruturas internacionais no âmbito do combate e prevenção ao terrorismo.

Na sessão de abertura da conferência «O Terrorismo na Europa», em Lisboa, o Ministro disse que Portugal tem privilegiado da «cooperação intensa» no âmbito do quadro europeu, como a Europol, Eurojust e Frontex, quer num contexto mais amplo, como a Interpol.

Portugal está a contribuir para «um esforço quer de prevenção, quer de intervenção da salvaguarda daquilo que são padrões elevados de segurança», acrescentou.

«As nossas forças e serviços de segurança têm beneficiado da experiência de participação em trabalhos juntamente com os seus congéneres europeus e até de outras geografias que permitem partilhar o conhecimento que melhor pode antecipar a resposta aos problemas», afirmou.


Eduardo Cabrita reiterou que é preciso manter a atenção e ter uma resposta mais competente aos tradicionais ataques terroristas, sem esquecer a preparação para «práticas aparentemente isoladas» ou não marcadas por níveis elevados de estruturação.