Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-09-24 às 12h42

Portugal lança programa para desenvolvimento de um porto espacial nos Açores

Satélite espacial europeu Aeolus, lançado a 17 de agosto de 2018 (Foto: Agência Espacial Europeia)
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Estrutura da Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Space) lançaram um convite internacional, a entidades qualificadas, para colaborar com empresas portuguesas e com centros de investigação e engenharia para conceber, instalar e operar um porto espacial na Ilha de Santa Maria, nos Açores, através do Programa Internacional do Atlântico de Lançamento de Satélites.

O convite foi lançado com base num processo a três fases, que se inicia com a auscultação do mercado internacional e com um estudo sobre a forma de atrair investimento direto estrangeiro para apoiar a dinamização do sector espacial em Portugal. 

Prevê também a criação de uma Comissão Internacional de Alto Nível, com peritos nacionais e estrangeiros, coordenada por Jean Jacques Dordain, antigo diretor-geral da Agência Espacial Europeia.

O desenvolvimento daquele porto espacial, na Ilha de Santa Maria, visa estimular a modernização de atividades espaciais, com base em pequenos satélites, e ampliar as instalações existentes na Ilha de Santa Maria, para monitoramento e rastreamento destes equipamentos. 

Pretende também iniciar uma geração de serviços de lançadores e atividades espaciais para benefício da sociedade em geral, como é o caso das telecomunicações, das formas de internet baseada no espaço, das aplicações de observação da Terra (incluindo agricultura e pescas) do monitoramento de infraestruturas, do desenvolvimento urbano e da segurança, entre outros. 

Tem ainda como objetivo incrementar o emprego qualificado e os novos projetos empresariais, de maior valor acrescentado, em associação com o setor das Novas Indústrias do Espaço.