Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-06-17 às 17h50

Portugal está a atrair parceiros europeus e norte-americanos para nova era espacial

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na Paris Air Show, Paris, 17 junho 2019
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que Portugal quer desempenhar um papel de destaque na nova era espacial, durante a Paris Air Show, em França.

«Sabemos a nossa dimensão e queremos ter um novo posicionamento de cooperação, criando competição mas sempre em colaboração» com os outros intervenientes, referiu.
Manuel Heitor sublinhou que está em andamento o desenvolvimento de uma nova era do espaço para pequenos satélites, levado a cabo sobretudo nos Estados Unidos e na China, e Portugal «quer ser um player importante nessa área».

«Estamos a atrair empresas e consórcios europeus e norte-americanos», acrescentou, referindo o objetivo de desenvolver a indústria espacial através da nova agência Portugal Space.

Na feira aeronáutica em Paris, Manuel Heitor apresentou também o Programa de Lançamentos de Satélites nos Açores e pediu o contributo a quadros de diversas empresas para que partilhassem a experiência de trabalho e investimento em Portugal.
Também em Paris, o Ministro promoveu várias reuniões com representantes de empresas francesas e internacionais com interesses no setor aeroespacial.

A Portugal Space assinou também no Paris Air Show o seu primeiro acordo bilateral, com a Agência Espacial Francesa, para estimular a cooperação no setor do Espaço entre as duas agências reforçando o desenvolvimento de atividades económicas em áreas de observação da Terra, clima e alterações climáticas.