Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-18 às 18h18

Portugal e Ucrânia reforçam relações

Primeiro-Ministro António Costa e Presidente da República da Ucrânia, Petro Porochenko, à cabeça das respetivas delegações na reunião bilateral, Lisboa, 18 dezembro 2017 (Foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Primeiro-Ministro António Costa e o Presidente da República da Ucrânia, Petro Porochenko presidiram à assinatura de acordos bilaterais para reforçar as relações económicas e a cooperação em áreas como energia, desporto e juventude, nume cerimónia realizada em Lisboa. 

Os acordos têm o objetivo de aprofundar a cooperação, no ano em que se assinala o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas.

O acordo sobre cooperação económica visa reforçar as relações económicas bilaterais, em áreas como a indústria química, as infraestruturas, os transportes, o ambiente e o turismo. 

Este acordo complementará, no plano económico, o acordo de associação celebrado entre a União Europeia e os seus Estados membros, por um lado, e a Ucrânia, por outro, em vigor desde 1 de setembro. 

Energias e eficiência energética

Os dois países assinaram um memorando de entendimento na área da eficiência energética, energias renováveis e combustíveis alternativos, que visa identificar e aproveitar oportunidades para a realização de projetos conjuntos nestes domínios. 

O estímulo e apoio à cooperação entre entidades empresariais dos dois países será uma das prioridades na implementação desse instrumento jurídico.

A partilha de conhecimento, experiência e recursos entre Portugal e Ucrânia nos domínios da juventude, da atividade física e do desporto é o objetivo de outro memorando de entendimento. 

Foi ainda assinado um memorando para a cooperação no domínio dos arquivos, que prevê trocas de informação sobre a legislação em vigor no âmbito das matérias arquivísticas e respetivas alterações ocorridas, assim como manuais, normas, regulamentos e outra literatura específica sobre arquivos.