Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-23 às 11h36

Portugal e Macau promovem intercâmbio de estagiários e alunos de Turismo

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, participa no 43.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, em Macau, onde reunirá também para promover a ida de estagiários para Portugal, para capacitar o País na receção de turistas chineses.

«Vou ter encontros com investidores de Macau e reuniões com o instituto de formação para dinamizarmos o intercâmbio de alunos e de estagiários para levarmos para os hotéis portugueses que, neste momento, querem receber chineses», disse a Secretária de Estado.

Ana Mendes Godinho acrescentou que estas medidas «permitirão ainda ajudar a capacitar a oferta hoteleira portuguesa para estar preparada para receber melhor o mercado chinês».

«Os estágios são para o que antecipamos de crescimento», referiu a Secretária de Estado, sublinhando que «o mercado chinês é o futuro», pelo que «temos que estar presentes e garantir que temos a capacitação da nossa oferta para saber receber os chineses».

O número de hóspedes chineses em Portugal cresceu 40% nos primeiros nove meses de 2017, face ao período homólogo de 2016.

Promoção conjunta do destino ibérico

Sobre novas ligações para a Ásia, Ana Mendes Godinho lembrou que «este ano já se conseguiu uma vitória histórica», o voo direto entre Lisboa e Pequim, «uma conquista enorme, demonstração clara do crescimento do mercado chinês em Portugal».

«Este voo direto muda o paradigma da operação, porque Portugal deixa de estar completamente dependente da entrada e saída dos aeroportos em Espanha», afirmou a Secretária de Estado, acrescentando: «As operações podem ser feitas de uma forma muito mais equilibrada, com a divisão dos dias entre Portugal e Espanha».

Quanto ao que procuram os turistas chineses, a Secretária de Estado disse que Portugal oferece «história, cultura, gastronomia, segurança e experiências diferentes».

«Cada vez mais estamos a promover o destino Península Ibérica, passando a mensagem de que assim as pessoas têm oportunidade de conhecer dois países completamente diferentes, com experiências distintas e a vantagem acrescida que é o voo direto, que permite que entrem ou saiam via Portugal», concluiu.

Tags: turismo, China
Áreas:
Economia