Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-01-11 às 18h21

Portugal e Espanha aprofundam cooperação na área da supercomputação

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e Secretária de Estado para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação de Espanha, Carmen Vela, presidem à assinatura de um protocolo de colaboração, Barcelona, 12 janeiro 2018
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da Secretária de Estado para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação de Espanha, Carmen Vela, presidem à assinatura de um protocolo de colaboração entre o Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC) e o Centro de Computação Avançada do Minho (MACC), em Barcelona no dia 12 de janeiro.

O MACC é uma infraestrutura de computação avançada Stampede 1, cedida à Fundação para a Ciência e a Tecnologia pelo Centro de Computação Avançada do Texas (TACC) da Universidade do Texas em Austin (UTAustin) no âmbito da Parceria Internacional entre a UTAustin e Portugal.

O MACC permitirá desenvolver novas áreas de computação em Portugal, assim como aplicações diversas de âmbito científico e empresarial em áreas que abrangem o clima, a segurança marítima, o apoio às pescas, a monitorização de padrões de mobilidade nas cidades, o estímulo da biodiversidade, a gestão do risco nas florestas e aplicações na saúde, incluindo bioinformática.

Esta infraestrutura de computação será instalada na Universidade do Minho no primeiro trimestre deste ano e servirá o Centro de Investigação Internacional dos Açores (AIR Centre), servindo de base ao estabelecimento da rede AIR Center Data Intelligence Network (AIR_DataNet).

Esta rede será desenvolvida durante 2018 juntamente com o TACC e o BSC, entre outros parceiros internacionais envolvidos no AIR Centre, de modo a facilitar o desenvolvimento das ciências dos dados e aplicações à interação clima-oceanos. 

Iniciativa Nacional de Competências Digitais

O MACC enquadra-se na Iniciativa Nacional de Competências Digitais e.2030 (INCoDe.2030) que desenvolve medidas de estímulo a novas atividades de investigação nas áreas da computação científica, em ciências e tecnologias quânticas, inteligência artificial e media digital.

O MACC cumpre um dos compromissos assumidos por Portugal enquanto país fundador do projeto de Computação Europeia de Alto Desempenho (EuroHPC): o de estabelecer o enquadramento intergovernamental que permita desenvolver e operar a próxima geração da infraestrutura europeia de computação avançada.

Durante a deslocação a Barcelona, o Ministro Manuel Heitor participará ainda numa reunião bilateral com a Secretária de Estado para a Investigação, Desenvolvimento e Inovação de Espanha, Carmen Vela.