Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-04-01 às 18h55

Portugal e Espanha apresentam comemorações conjuntas da primeira viagem de circum-navegação

Portugal e Espanha apresentam comemorações conjuntas da primeira viagem de circum-navegação
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e a Vice-Presidente do Governo de Espanha, Carmen Calvo, apresentaram, em cerimónias realizadas em Madrid e em Lisboa, o programa de ações conjuntas do V Centenário da Circum-navegação de Fernão de Magalhães e de Juan Sebastián Elcano. A apresentação decorreu às 12h00 em Madrid e às 18h00 em Lisboa.

O programa conjunto resulta da avaliação dos programas nacionais de ambos os Estados, incorporando ainda outras iniciativas. 

Em 2019 comemoram-se os quinhentos anos da partida da expedição que, comandada por Fernão de Magalhães e finalizada por Juan Sebastián Elcano, deu a primeira volta ao mundo, tendo terminado em 1522.

Esta expedição pode ser considerada como o primeiro ato de globalização do planeta, abrindo ligações antes desconhecidas e configurando o mundo que hoje conhecemos.

A expedição marítima atravessou os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e as águas de territórios que hoje são os Estados do Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Filipinas, Indonésia, Timor-Leste, Brunei, Moçambique, África do Sul e Cabo Verde.

A tripulação formada por 239 homens de Itália, França, Grécia, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Portugal e Espanha, o que lhe deu um marcado caráter europeu.

A expedição é ainda um exemplo histórico «de que os nossos melhores momentos têm lugar quando todos avançamos juntos, abertos e voltados para o mundo», refere a declaração.

Na sua intervenção, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, afirmou que a ideia das comemorações «é simplesmente beneficiar da Circum-Navegação como fonte de inspiração para pensar, hoje, o futuro dos oceanos e o futuro da globalização».

Atividades

Das ações conjuntas luso-espanholas destacam-se: 

- A candidatura da Rota da Circum-Navegação a Património Mundial da Humanidade, promovida conjuntamente por Portugal e Espanha, juntamente com os demais países da Rota.

- Viagens de circum-navegação, pela Rota de Magalhães-Elcano, a empreender em 2020-2021 pelos Navios-Escola "Sagres" e "Juan Sebastián Elcano".

- Exposição itinerante sobre a Circum-navegação, organizada conjuntamente pelos Ministérios da Cultura de Portugal e Espanha.

- A coprodução de uma série televisiva sobre a Viagem.

- A elaboração de um estudo conjunto sobre a "Projeção mundial do espanhol e do português", promovido pelos Institutos Camões e Cervantes.

- A apresentação de uma Declaração dos Ministros da Cultura da União Europeia sobre o significado da Circum-navegação. 

- A participação de Portugal, como País convidado, na Feira do Livro de Sevilha de 2019 (23 de maio a 2 de junho), subordinada ao tema "Leyendo voy, viajando vengo" no âmbito das Comemorações do V Centenário.

- A organização conjunta da Conferência Internacional "Oceanos, Conhecimento e Globalização", a realizar em Portugal e Espanha, durante o primeiro semestre de 2021.