Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-07-10 às 15h38

Portugal e Croácia assinam acordo de cooperação na área da Defesa

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e ice Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa da Croácia, Damir Krsticevic, Oeiras, 10 julho 2019
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, recebeu o Vice Primeiro-Ministro e Ministro da Defesa da Croácia, Damir Krsticevic, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras. 

Durante o encontro foi assinado um acordo de cooperação na área da Defesa, que vai permitir «lançar as bases para um relacionamento muito mais intenso e profícuo no futuro» e desenvolver «um trabalho muito mais profundo e de proveito mútuo para Portugal e para a Croácia nos tempos mais próximos», referiu João Gomes Cravinho.

O acordo abrange áreas como as indústrias de defesa e, para o Ministro português, ao assiná-lo «estamos a criar um quadro para que, no futuro, tiremos o melhor proveito possível das nossas convergências, que são bastantes»-

João Gomes Cravinho referiu ainda que o objetivo é os dois países olharem juntos para as transformações em curso na União Europeia e para o que se está a passar também no «âmbito da transatlântica e na evolução da NATO».

O vice-primeiro-ministro da Croácia - que é também titular da pasta da Defesa - afirmou que o principal objetivo deste acordo é «aumentar a cooperação bilateral na área da Defesa», algo «muito bom para ambos os países», e apontou a Marinha como uma das áreas em que há interesse no reforço de cooperação, com o intercâmbio de cadetes e oficiais na formação. 

Os dois países acordaram também realizar futuros encontros entre especialistas das indústrias de defesa para «aumentar a cooperação» nesta área.