Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-11-13 às 16h03

Portugal e Colômbia assinam protocolo de cooperação no turismo

Primeiro-Ministro António Costa recebe o Presidente da República da Colômbia, Juan Manuel Santos, Lisboa, 13 novembro 2017 (Foto: António Cotrim/Lusa)
Portugal e a Colômbia assinaram protocolos de cooperação sobre formação em turismo e sobre cooperação triangular numa cerimónia que foi presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa e pelo Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que realiza a sua terceira visita oficial a Portugal.

A Colômbia pretende desenvolver o seu setor turístico, que sofreu com o meio século de conflito armado interno, a que o Presidente Juan Manuel Santos conseguiu por fim através de um processo negocial em 2016, pelo que foi distinguido com o Nobel da Paz.

O protocolo na área do turismo foi assinado pelos ministros da Economia português, Manuel Caldeira Cabral, e do Comércio, Indústria e Turismo colombiana, María Lorena Gutiérrez, e sublinha a «importância da formação profissional para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística».

O acordo de cooperação triangular, envolvendo os dois países signatários em ações em benefício de países terceiros, foi assinado pelo presidente do instituto Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos, e pelo diretor da agência de cooperação colombiana, Sergio Londoño, visando fortalecer as capacidades dos dois organismos e promover ações conjuntas com países da África lusófona, América Latina e Antilhas.

O Primeiro-Ministro e membros do Governo estiveram reunidos com o Presidente Santos e com membros do seu Governo, tendo discutido assuntos de interesse bilateral.