Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-10-31 às 14h59

Portugal e China assinam plano de ação para a economia do mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, lidera uma missão empresarial à China, que culmina com a assinatura de um acordo para um plano de ação no âmbito da economia azul.

«Esse plano de ação prevê projetos de investigação concretos e o alargamento do entendimento e da parceria para uma verdadeira parceria azul», disse a Ministra, em declarações à agência Lusa, lembrando que este acordo surge após a assinatura de um memorando de entendimento entre Portugal e a China, em junho.

Ana Paula Vitorino referiu que os dois países querem «alargar a cooperação na área da investigação, ciência e inovação, mas também para parcerias empresarias», motivo porque «trabalharemos em conjunto na reflexão aprofundada sobre a governação dos oceanos».

Consórcios empresariais no setor portuário

«Foram feitos acordos entre empresas portuguesas e chinesas para a formação de consórcios, para concorrerem a vários projetos de investimento que vão existir em Portugal na área portuária», afirmou ainda a Ministra.

Ana Paula Vitorino referia-se à reunião empresarial que teve lugar no dia 30 de outubro, em Pequim, em que participaram 39 empresas portuguesas e 86 chinesas, no âmbito de um projeto de infraestruturas lançado pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

«Criaram-se ali embriões de iniciativas, que poderão dar origem a consórcios formados para este tipo de atividade», disse a Ministra, acrescentando que existe a possibilidade de investimentos nos portos de Sines, Leixões e Lisboa.

Há também a hipótese de empresas portuguesas e chinesas firmarem «parcerias nas áreas da biotecnologia azul, aquacultura e indústria naval, na construção de plataformas para energias renováveis oceânicas ou aquacultura offshore», concluiu.