Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-07-24 às 13h03

Portugal disponibiliza 50 elementos para ajudar a combater incêndios na Grécia

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, na partida para a Suécia de um voo de apoio da Força Aérea Portuguesa, Lisboa, 24 julho 2018
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou que Portugal disponibilizou 50 elementos da Força Especial de Bombeiros para ajudar a combater os incêndios na Grécia, no seguimento do pedido de auxílio que o país solicitou ao Mecanismo Europeu de Proteção Civil.

Na partida da missão portuguesa para ajudar a combater os fogos que se têm verificado na Suécia, Eduardo Cabrita referiu que «este pedido foi feito na segunda-feira ao final do dia pelo governo grego.

«Fizemos uma avaliação com grande urgência, compreendendo o nível dramático do que está a acontecer na Grécia. Decidimos, dentro de um quadro de emergência e dos nossos recursos, enviar, para já, cerca de 50 elementos da Força Especial de Bombeiros», disse.

De acordo com os dados mais recentes, os incêndios na Grécia causaram pelo menos 60 mortos e 172 feridos, tendo o país helénico assumido como prioridade o «apoio terrestre de pessoal especializado», estando prevista uma avaliação diária «em função das necessidades nacionais, dos meios disponíveis e da situação no terreno».

Portugal mantém meios necessários para combater incêndios

A partida de oito elementos da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de dois aviões médios anfíbios para ajudar a combater os fogos na Suécia não vai afetar a capacidade que Portugal tem para prevenir e combater incêndios.

O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, afirmou que Portugal não vai ficar desprotegido na sequência do envio de meios aéreos localizados em Vila Real e que tinham a função de prestar apoio a toda a região Norte do País.

O dispositivo nacional de combate a incêndios é flexível, ajustável às necessidades e «não haverá nenhum local do País que fique desprotegido por esta ou aquela decisão», garantiu o Secretário de Estado.

A constante análise dos riscos permite o pré-posicionamento dos meios disponíveis «sempre que o risco estiver mais localizado num determinado local». «As projeções que temos até ao dia 31 permitem-nos tomar a decisão de darmos esta ajuda à Suécia, avaliaremos em cada momento e rapidamente também faremos voltar estes meios que em 48 horas estarão cá», acrescentou.

Além dos dois aviões mobilizados, a Força Aérea Portuguesa disponibilizou ainda um voo de apoio que transportará cerca de 700 quilos de equipamentos para apoio à operação dos meios aéreos.

Perante a mobilização de dois meios aéreos, Portugal fica agora com 54 meios aéreos disponíveis, mais seis do que os verificados nos últimos cinco anos.