Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-04-23 às 13h06

Portugal «dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos»

Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, durante a entrega da bandeira nacional à Força Nacional Destacada para o policiamento aéreo do Báltico, Leiria, 23 abril 2018
O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, afirmou que Portugal é um «País solidário que, com responsabilidade e sentido do dever, assume as suas responsabilidades e dá o seu contributo para a paz e para a segurança de todos».
 
Em Leiria, na Base Aérea n.º5 em Monte Real, durante a entrega da bandeira nacional à Força Nacional Destacada para o policiamento aéreo do Báltico, o Ministro destacou a «reputação internacional de País competente e confiável» que Portugal ostenta.
 
Azeredo Lopes referiu que Portugal assume as suas responsabilidades «num cenário geoestratégico de grande complexidade, marcado por ameaças que escaparam à nitidez do convencional e são hoje mais difusas, mais imprevisíveis, mais exigentes» e que obrigam a «intervenções inteligentes, integradas e multidimensionais, que só num quadro de cooperação internacional é possível garantir».
 
Portugal vai assegurar o policiamento aéreo da Estónia, Letónia e Lituânia entre 1 de maio e 31 de agosto num destacamento que poderá atingir até 95 militares por mês. O destacamento inclui pilotos, pessoal de manutenção, segurança, logística, sistemas de comunicação e informação, e serviços de inteligência.
 
O Ministro realçou ainda o orgulho que sente por Portugal integrar esta força «no quadro de uma organização de relevância matricial na garantia da defesa coletiva, promotora da cooperação e da solidariedade entre os aliados que, em rigoroso respeito do Direito Internacional e do Direito Internacional Humanitário, contribuem para uma paz e para uma segurança cada vez mais consistentes».