Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-05-25 às 15h07

Portugal condecora polícias espanhóis que ajudaram a desmantelar criminalidade organizada

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, condecorou 18 dirigentes e oficiais da Guarda Civil e da Polícia Nacional espanholas que colaboraram com Portugal na luta contra a criminalidade organizada, numa cerimónia realizada na Embaixada de Portugal em Madrid.

«A condecoração representa o agradecimento de Portugal pela excelente colaboração entre as forças de segurança de Portugal e de Espanha», disse Eduardo Cabrita na cerimónia que teve a presença do Ministro do Interior, Juan Ignacio Zoido.

A cooperação entre os dois países permitiu nomeadamente à polícia portuguesa desmantelar redes de imigração ilegal, de tráfico de seres humanos e de tráfico de estupefacientes.

O Ministro Juan Ignacio Zoido assegurou que a cooperação entre os dois países na luta contra a criminalidade organizada «será cada vez mais estreita».

Entre as 18 medalhas de Serviços Distintos de Segurança Pública concedidas, duas foram entregues a título póstumo às viúvas dos agraciados.

Antes da cerimónia, os dois Ministros estiveram reunidos para passar em revista a cooperação bilateral nas áreas da proteção civil e cooperação policial.

Eduardo Cabrita anunciou que ainda este ano os dois Ministros se reunirão em Portugal para tratar de assuntos de cooperação. 

Espanha afirmou que irá continuar a ajudar Portugal na luta contra os incêndios com os meios que forem necessários: «cada vez que Portugal necessite a colaboração e a ajuda de Espanha, tê-la-á», disse o Ministro do Interior espanhol. 

A deslocação a Madrid do Ministro da Administração Interna termina com uma visita às instalações da Direção-Geral de Proteção Civil e Emergências de Espanha.