Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2017-12-13 às 17h11

Portugal co-fundador da Aliança para a Descarbonização do Transporte

Portugal, juntamente com a França, Holanda e Costa Rica, e as empresas Michelin, Alstom e Itaipu Binacional, fundou a Aliança para a Descarbonização dos Transportes, uma coligação pioneira que visa promover uma revolução na mobilidade, em linha com o Acordo de Paris sobre alterações climáticas de 2015.

Os membros da Aliança, líderes no setor dos transportes e alterações climáticas, comprometem-se com a descarbonização dos transportes e uma mobilidade com zero emissões para alcançar mais rapidamente o objetivo global da neutralidade de emissões de carbono até 2050.

Desta forma, os representantes da Aliança serão os porta-vozes das ações ambiciosas em matéria de transportes e alterações climáticas enunciadas no Diálogo Talanoa: das Palavras às Ações, apresentado na Cimeira para as alterações climáticas de Bona, na Alemanha, em 2017 (COP23).

Na Cimeira Um Planeta (One Planet Summit), a Suécia, Noruega, Finlândia e Nova Zelândia, a cidade de Paris e o Estado do Colorado, e a C40 Cities Climate Leadership Group, e as empresas SNCF, Ernst & Young, Géodis e Renault-Nissan anunciaram o seu apoio à Aliança para a Descarbonização do Transporte. 

O Fórum Internacional de Transportes e a Agência Internacional de Energia congratularam-se pela constituição da Aliança e manifestaram a sua disponibilidade para colaborar.

A Aliança para a Descarbonização do Transporte foi incluída nos 12 compromissos resultantes da Cimeira Um Planeta, da iniciativa do Presidente francês, Emmanuel Macron.

O primeiro encontro da Aliança será organizado por Portugal, tendo lugar em Lisboa, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2018. Da agenda constam o plano de trabalhos e a organização que melhor vão ao encontro do objetivo da Aliança, ou seja, como melhor contribuir para a mobilização mundial em torno de transportes movidos a energia limpa.