Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-22 às 14h17

Porto de Sines pode representar uma nova era na relação entre Portugal e China

Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na Conferência «Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China», Lisboa, 22 maio 2019
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, afirmou que o Porto de Sines pode iniciar uma nova era na relação entre Portugal e China, numa altura em que este país está a criar uma Nova Rota da Seda.

Durante a Conferência «Objetivos e Ideais Comuns: 40 Anos de Cooperação entre Portugal e China», que decorreu em Lisboa, a Ministra deu como exemplo a criação do futuro terminal de contentores Vasco da Gama, no mesmo porto, e cujo concurso público internacional será lançado em breve, mas que já despertou o interesse chinês.

«O futuro Terminal Vasco da Gama, cujo concurso público internacional será lançado em breve, tem despertado o interesse chinês, como se comprovou uma vez mais na passada sexta-feira quando o Ministro dos Recursos Naturais da República Popular da China, Lu Hau, fez questão de visitar o Porto de Sines para conhecer todos os detalhes do projeto e a sua futura localização», referiu Ana Paula Vitorino.

A Ministra relembrou também a sua deslocação a Xangai, há cerca de um ano, onde foi recebida na sede da empresa de navegação Cosco e no Grupo Portuário Xangai Internacional (Shanghai International Port Group), dois dos maiores operadores de terminais portuários do mundo, para falar precisamente do futuro Terminal Vasco da Gama.

«Nesta fase de arranque da iniciativa Faixa e Rota, a maior parte do investimento tem sido concentrado no preenchimento do gap infraestrutural e logístico na conetividade comercial entre os países, na construção de estradas, ferrovia, produção e transporte de energia, e portos», pelo que é natural que «Portugal faça parte integrante da Nova Rota da Seda, na sua dimensão marítima», afirmou Ana Paula Vitorino.

A Ministra referiu ainda que existem outras oportunidades em Portugal para as empresas chinesas, como é o caso dos portos de Leixões e de Lisboa.

Antes de terminar, Ana Paula Vitorino recordou a assinatura recente de um memorando de entendimento pelos dois países, visando a cooperação na Nova Rota da Seda. Também em novembro de 2017 «Portugal e a China firmaram uma Parceria Azul» que já referia «as potencialidades de sinergia económica, científica, comercial e de inovação entre a economia do mar e a Nova Rota da Seda Marítima».
Tags: mar, China, portos
Áreas:
Mar