Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-05-08 às 19h00

Políticas aplicadas por Portugal promoveram redução de emissões de dióxido de carbono

Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes
O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, afirmou as políticas de ambiente aplicadas por Portugal promoveram a redução de emissões de dióxido de carbono.

De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, Portugal teve em 2018 a maior redução (-9%) de emissões de dióxido de carbono (CO2) na União Europeia e mais do triplo da média europeia (-2,5%).

Os números do País demonstram os «resultados consistentes» das políticas portuguesas e Matos Fernandes acrescentou, em declarações à Lusa, que quem liderar a transição para uma nova economia vai adicionar ganhos económicos aos ambientais.

O Ministro sublinhou que 2018 marcou o fim da isenção do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) na produção de eletricidade através do carvão, outro passo para uma economia mais verde.

«Inacreditavelmente ainda persistem na economia um conjunto de subsídios perversos à produção de eletricidade a partir de combustíveis fósseis, que este Governo está a acabar, e a começar a ter resultados positivos que resultam do fim dessa isenção», disse.

Matos Fernandes reiterou o compromisso de Portugal de atingir a neutralidade carbónica em 2050 e enumerou vantagens económicas em áreas como a mobilidade elétrica ou a promoção do transporte coletivo.