Saltar para conteúdo
Histórico XXI Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2018-06-04 às 12h30

«Parece magia mas é Simplex» recorda 11 anos de medidas de simplificação e modernização administrativa

Campanha Luís de Matos «Parece magia mas é Simplex»
Serviços como a casa pronta online, o IRS automático, o registo de nascimento na maternidade, o simulador de pensões, a renovação da carta de condução sem sair de casa, a declaração mensal de remunerações automática, o casamento online, as matrículas escolares online, o espaço óbito ou o agendamento de passaporte não apareceram por magia, mas graças ao programa Simplex.

O Governo convidou o mágico Luis de Matos para falar em nome de todas as pessoas que construíram o Simplex ao longo dos últimos 11 anos e, em seu nome, recordar os benefícios que cidadãos e empresas tiraram do programa.

O Simplex é hoje um nome que todos os portugueses (e muitos estrangeiros) conhecem bem. É sinónimo de agilidade, proximidade e simplicidade na relação entre cidadãos, empresas e o Estado. 

A sua marca é mais e melhor serviço público. E se tudo hoje é mais simples, isto não é magia: é trabalho e dedicação de muitos trabalhadores e dirigentes da Administração Pública, é investimento em políticas públicas orientadas à modernização. 

O Simplex é feito por pessoas para as pessoas. Não aparece por magia.

Em 11 anos, o Simplex concretizou mais de 1 200 medidas para simplificar a vida dos cidadãos e das empresas na sua relação com o Estado e modernizar os serviços públicos, com impactos na economia, na vida das pessoas e nas condições de trabalho dos funcionários da administração pública. 

As medidas Simplex significam menos deslocações a serviços, menores tempos de espera, eliminação de obrigações, de declarações, de anexos e de formulários. 

O Simplex+ 2018 é lançado no dia 6 de junho.