Papel económico e geoestratégico da Madeira destacados pela Ministra do Mar - XXI Governo - República Portuguesa

Notícias

2018-05-21 às 18h11

Papel económico e geoestratégico da Madeira destacados pela Ministra do Mar

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou a importância do papel económico e geostratégico que a Madeira representa, durante as comemorações do Dia do Empresário Madeirense, no Funchal.

Numa intervenção, a Ministra do Mar reconheceu o contributo relevante da Madeira e dos seus empresários para a economia do mar, a nível regional e nacional, sublinhando também a importância geoestratégica dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, os quais concedem grande dimensão marítima a Portugal e justificam a proposta portuguesa para a extensão dos limites da sua Plataforma Continental.

«A importância estratégica da Madeira não é só para os madeirenses mas para todo e qualquer português», referiu a Ministra do Mar.

Ana Paula Vitorino lançou ainda o desafio ao Governo Regional da Madeira para que trabalhe em conjunto com o Ministério do Mar em várias áreas estratégicas como o aumento da competitividade portuária ou a descarbonização do setor do transporte marítimo, recordando a grande dinâmica do Registo Internacional de Navios da Madeira.

A Ministra do Mar realçou ainda os avanços que têm sido feitos para tornar mais competitiva a marinha mercante nacional, não só o Registo Convencional mas também o Registo Internacional de Navios da Madeira, adiantando que já existe uma solução acordada dentro do Governo para avançar com uma proposta que permita polícia armada a bordo dos navios de bandeira portuguesa – uma matéria que seguirá para aprovação em Assembleia da República e que a Ministra do Mar espera ver concluída nos «próximos meses».
Áreas:
Mar